domingo, 13 de janeiro de 2013

Carta de um Sertanejo


Carta de um Sertanejo

 

Precisa-se de barragens, sô!!  

Suplicam  os sertanejos de Minas Gerais.

 

O Sertão mineiro sofre ano após ano com as estiagens e veranicos típicos do clima semiárido. Falam-se em convivência com a seca, mas na verdade é preciso a implantação de infraestruturas que permitam de alguma forma essa convivência. Nas Gerais a construção de barramentos com perímetros irrigados,  que poderiam trazer algum alento ao homem do campo é matéria de debates apaixonados e intermináveis de pessoas que nem mesmo conhecem a realidade rural.

A população mineira, como a população de todo o País, passa por um processo de urbanização somos mais de 80 % morando nas cidades colhendo os alimentos nas prateleiras dos supermercados e ordenhando os freezers para trazer o leite de cada dia.

A cada ano que passa os sertanejos rurais esperam ansiosos por um ano de chuvas abundantes e bem distribuídas, porém o que vemos são variações climáticas que tornam insustentáveis a produção nas terras secas dos gerais.

O gado tem fome, as plantações de forrageiras e grãos se perdem sob o implacável sol, que nos faz arder em febre de desânimo e tristeza vendo o verde da esperança se tornar cada vez mais pálido pela secura do verão.

As poucas barragens que existem por aqui se encontram com pouquíssima  quantidade de água, os rios já em Janeiro rastejam sob um calor insuportável fazendo-os perder suas forças e parar sua viagem  sem  chegar ao seu destino.

As chuvas do sertão mineiro são razoáveis cerca de 800 a 1200 mm por ano, porém distribuídas em dois ou três meses, quando começam e quando terminam nem os mestres do clima conseguem prevê, imagina nós trabalhadores rurais.

Quanto vejo pessoas da cidade, urbanos típicos, discutindo a convivência com a seca, falando dos problemas sociais e ambientais provenientes da construção de barragens, me pergunto: alguém já teve a oportunidade ou a infelicidade de lidar com o problema  da seca, de ver a sua produção, sua criação morrer a míngua por falta de água?

Ver o seu investimento, seu trabalho sua esperança  secar feito a mata de nossa caatinga?

Como o sertanejo rural é minoria da população, sua representação política é minoria nas bancadas legislativas nos resta pedir ao povo da cidade uma chance.

Precisa-se de investir em infraestrutura de reservatórios de água, em sistemas que nos alertem sobre as secas, em tecnologia de produção. Sei que esses investimentos custam caro, mas creio que poderão ajudá-los a garantir a colheita e a ordenha diária nos supermercados.

 

Precisamos de barragens, sô!!!! Ecoem essa ideia.

 

Sertanejo Rural